02 março 2011

670 mil doláres


“E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. (...)E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom;” (Gênesis 27-31)

22 milhões de dólares foi o que custou o resgate dos 32 mineiros chilenos e um boliviano que se encontravam presos na mina que desabou em 30 de Agosto de 2010. Conta que foi paga por empresas multinacionais interessadas na grande audiência da operação – que ultrapassou a da Copa do Mundo do ano. Por aritmética simples, chegaremos à conclusão que o valor da vida de cada um deles é de cerca de 670 mil dólares. Se você pudesse dar um valor a sua vida, de quanto seria? 670 mil dólares? Mais? Menos? Que critério você utilizaria para o cálculo?

Para minha vida consideraria os investimentos feitos ano a ano em meu crescimento por outras pessoas, como meus pais e a sociedade. Somaria a quantidade de fraldas que usei, às refeições que fiz, lugares que viajei, roupas que vesti, contas de luz, aluguel, água e de escolas particulares; não poderia desconsiderar os investimentos da sociedade especialmente na minha educação já que estudo numa Universidade pública. Quanto isso daria? Não faço ideia; sei apenas que se tivesse que pagar por isso através do meu trabalho futuro acredito que demoraria minha vida inteira. E ainda estaria em débito.

Nessa lógica, a contribuição trabalhista futura de cada mineiro deveria chegar a 670 mil dólares, pois senão não valeriam o custo do salvamento. Pessoas poderiam ter morrido no empreendimento e mesmo assim seria justificável o sacrifício? A questão, entretanto não deveria ser salvar um trabalhador entre tantos outros, 30 seres humanos entre 6 bilhões, como um cupim num cupinzeiro, mas de salvar uma consciência única.

Dentro do crânio de cada mineiro existe um cérebro, uma mente, “um império”, como diria Saint-Exupéry (autor do clássico O Pequeno Príncipe) criado por Deus para a glória dEle. Família, livros, amores, amigos, manias, sonhos, gestos. Tudo isso além do seu material genético, fazem de cada um daqueles mineiros e de você um ser único a deixar uma marca para as próximas gerações. Disse Jesus: “Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;”(Mateus 5: 13 e 14) e ainda: “Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?” (Mateus 6:26).

No resgate da humanidade caída, o valor de custo foi muito maior do que o pago pelas empresas multinacionais pelos chilenos. “Temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça” (Efésios 1:7). O sangue e a carne, ou seja a vida e o sofrimento, do próprio Emanuel, Filho de Deus foram derramados para que suas particularidades, sua personalidade, sua mente, sua alma fossem resgatados.

Lembre-se hoje de que seu valor ultrapassa infinitamente 670mil dólares e não deixe sua luz escondida.

por: Ana Carolina Salles

Um comentário:

Renato disse...

Boa Ana, gostei!